O vestido é talvez a escolha mais difícil de todas para uma noiva que prepara o seu casamento. Porquê? Este é um dia único, a recordar para sempre... Assim deve também ser o vestido da noiva.


O mais importante é que se sinta bem na escolha que vai fazer, seja ele o tradicional branco em tule ou um deslumbrante dourado, tipo sereia.
Este dia e este vestido são a realização de um sonho... do seu sonho, por isso tente vivê-lo exactamente como sempre sonhou.

 

A Escolha do vestido

As cores para um vestido de noiva variam pouco. A noiva tradicional não sai do branco. Já as mais arrojadas optam por tons pérola e marfins. Há ainda as que preferem um estilo mais vibrante e optam pelo vermelho, azul royal, verde esmeralda e até roxo.

 

As noivas devem-se preocupar com suas formas para criar um vestido que se adapte ao seu corpo. O recomendável para uma noiva com muito busto, por exemplo, é usar decote V. No caso de noivas com baixa estatura, o ideal é usar um vestido de corpo baixo, que ajuda a "aumentar a altura". Deve-se provar vários modelos antes de ter certeza de que a sua escolha foi a melhor.

 

O cabelo da noiva deve estar mais preso que solto. O cabelo solto só é indicado se o casamento for pela manhã ou bem informal. Neste caso, o uso de flores naturais no cabelo é uma boa indicação.

 

Os brincos devem ser discretos e combinar com o vestido. Se for muito bordado no corpo, não é necessário o uso de colar.

 

O uso de véu não é obrigatório. Vai depender muito do estilo de vestido e do casamento. Os véus podem ser curtos, médios ou longos. O véu, no entanto, é um acessório indispensável para um casamento romântico e tradicional. Quer se trate de um véu enorme, que arrasta para além do vestido, ou de um véu curto até à cintura, todos eles aumentam a graciosidade da noiva e contribuem para lhe ser atribuída uma certa aura de misticismo.
Tradicionalmente, o véu é branco, em tule, cobrindo a cara da noiva durante a cerimónia de celebração do casamento. No entanto, hoje em dia existem imensas variantes que vão desde as rendas até aos tecidos bordados ou com aplicações de pérolas, lantejoulas ou flores em tecido.
Para prender o véu na cabeça existem diversas opções: diadema, grinalda, touquinha, laço, etc..


Existem também as mantilhas, que servem como opção ao véu. Mantilhas são um tipo de manto branco, original da Espanha, feito de renda.

 

Deve ser evitada cauda no vestido se o casamento for pela manhã ou num local que prejudique os movimentos da noiva e o próprio vestido.

 

Quando o vestido for sem manga ou com uma manga bem curta, o uso de luvas é indispensável. As luvas podem ser curtas, ¾ ou 7/8 (acima do cotovelo). Podem, também, ser usadas com vestidos de manga comprida.